Compartilhe essa Notícia:

"Por que não se esforçaram para trazerem o curso de medicina na UEMA ou na UFMA de Bacabal?", questiona a população nos grupos.

Pitágoras de Bacabal-MA


A matéria publicada pelo Blog do Carlinhos intitulada "Curso de Medicina será instalado em Bacabal neste ano(Leia AQUI) teve ampla repercussão nos grupos de Whatsapp daquele município. Muitas pessoas aplaudiram e elogiaram a instalação do curso de medicina através da Faculdade Pitágoras, que está na cidade há aproximadamente três anos.

No entanto, outros internautas criticaram a postura dos políticos da cidade, que comemoraram a implantação de um curso na instituição particular, em vez de se esforçarem para trazer o mesmo curso para uma das instituições públicas que têm na cidade, que são a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ou Universidade Federal do Maranhão (UFMA), beneficiando assim a população mais humilde, que não têm condições de arcar com a cara mensalidade de uma faculdade privada. 

Em São Luís, o curso de medicina chega a custar até R$ 9.000 a mensalidade, tornando o seu ingresso possível apenas para famílias de renda muito alta. 

Com base nisso, os críticos começaram a questionar a razão da falta de interesse dos políticos em tornar o curso acessível, uma vez que sua implantação na rede particular o deixará ao alcance de poucos. 

Muitos também expressaram curiosidade em saber "quem é o pai da criança", isto é, o responsável por essa decisão. Talvez seja a faculdade particular, que visa lucro através do curso. Porém, se "o pai da criança" for a classe política, então eles deveriam ter usado esse mesmo esforço para levar o curso de medicina para as instituições públicas, a exemplo do município de Caxias que possui o curso de medicina na UEMA. 

Veja os comentários dos internautas em grupos de Whatsapp:

"Os blogueiros divulgam nas redes sociais que o ex-senador João Alberto, o deputado federal João Marcelo estão há seis anos "lutando", "se esfolando", 'tirando das tripas e do coração" para arrumar o curso de medicina para Bacabal. Mas por que só agora que a Pitágoras veio que fizeram isso? Quanto tempo temos a UFMA, que foi criada até mesmo antes da Av. João Alberto? A UEMA também é antiga... nove mil reais a mensalidade para fazer um curso desse, a maioria não tem condição", disse Paulo César.

"Para mim vai ser bom essa faculdade de medicina aqui. Não importa quem trouxe ou quem não trouxe. Estão trazendo uma movimentação econômica boa para Bacabal, o pessoal de fora vem fazer o curso aqui e movimenta a economia, a rede imobiliária, tudo. Isso é ótimo, deixa esse povo ser o "pai da criança" rapaz, tem que trazer é benefício para a cidade, pô, girar o dinheiro", frisou outro internauta  


"Eu sei que o desenvolvimento é bom, mas foi obrigado um cara vir lá de fora e montar um negócio aqui em Bacabal, que é a Pitágoras. Quantos anos tem a Pitágoras em Bacabal? Agora, quantos anos tem a UFMA? Quanto tempo tem a UEMA? Eu não sou contra a vinda desses cursos, que venham mais, só quero dizer é que os humildes não vão ter oportunidade, só os ricos", respondeu outro no mesmo grupo

"Quem trouxe a UFMA para Bacabal foi o João Alberto de Sousa quando era Governador do Estado, ou vice, ou algo assim... então, ele e o filho agora estão se vangloriando, sendo os pais da criança e estão dizendo que se não fosse eles não vinha o curso".

"Imagina os pistolão e os padrinho... e com o déficit de quase 75% do pessoal que não fez o curso do ENEM esse ano? E os 25% que fizeram? Tu acha que nesses 25% não tem pistolão e padrinho para colocar na faculdade? Tu acha que é mais fácil para quem entrar numa faculdade de medicina em Bacabal? Meu filho ou o filho de um "bacana"?"

Universidade Estadual do Maranhão - Campus Bacabal

Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacabal

Mais informações

- Curso de Medicina será instalado em Bacabal neste ano: https://www.carlinhosfilho.com.br/2021/01/curso-de-medicina-sera-instalado-em.html

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários

Informe da ALEMA